Buscar

Resenha - A Cartomante, de Machado de Assis

A maestria de Machado em criar um enredo surpreendente, repleto de reviravolta e mistério!


Considerado um dos principais escritores do mundo, Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, e sua escrita abrange quase todos os gêneros literários, pois ele foi: cronista, romancista, contista, dramaturgo, poeta e também traduziu obras importantes, tais como Os trabalhadores do mar, de Victor Hugo.


Machado de Assis

Em A Cartomante, Machado presenteia o leitor com um conto de prender o fôlego do início ao fim. Quem se aventura pela leitura, logo percebe que o mistério é o tom que dá a nota na história, ao relacionar personagens de Hamlet e a célere frase: "Há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia". E essa é a nuvem duvidosa que insiste estar presente em cada trecho do conto, acompanhando as personagens e suas reflexões acerca dos fatos que lhes envolvem.


Machado mostra sua maestria literária, e hoje, em pleno, século XXI, podemos apreciar uma história que tem o contexto social do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, onde o tílburi era um dos transportes da época. Embora o cenário e contexto social sejam diferentes ao nosso tempo, Machado cria uma trama que transcende a linha do tempo, por isso, entre tantos outros motivos, ainda hoje a relevância e a importância de sua escrita.


A história começa com a dúvida de Rita sobre o sentimento de Camilo por ela. Eis o motivo pelo qual Rita busca a cartomante para consultá-la e assim tranquilizar o coração.



À medida que a história avança, Machado apresenta um cenário de amizade entre as personagens: Vilela, Camilo e Rita. A partir de então podemos ter o contexto das relações. Vilela e Camilo são amigos de infância que se reencontram quando adultos. Rita, esposa de Vilela, completa o trio de amizade, formando o triângulo amoroso. Nesse reencontro entre os dois rapazes, Camilo perde a mãe, e para consolá-los, Vilela o ajuda com as questões do funerário, enquanto Rita se aproxima do amigo do esposo e, então a trama está feita.


Superstições, crendices, e o modo como Machado narra o desenrolar do novelo é de tal maneira peculiar, permitindo ao leitor perceber e captar as emoções das personagens, em especial, a de Camilo.


Em cada parágrafo, o autor tem a capacidade de dar esperanças às suas personagens, transmitindo ao leitor a sensação de que tudo irá transcorrer bem; logo mais adiante, num próximo trecho o leitor volta a ter dúvidas sobre as personagens e suas emoções.


Para completar, Machado insere a personagem cartomante, mulher de quarentas anos, italiana, que o autor pouco a descreve, tornando-a tão misteriosa quanto o próprio conto em si.


"A casa olhava para ele. As pernas queriam descer e entrar. Camilo achou-se diante de um longo véu opaco...
Deu por si na calçada, ao pé da porta: disse ao cocheiro que esperasse, e rápido enfiou pelo corredor, e subiu a escada. A luz era pouca, os degraus comidos dos pés, o corrimão pegajoso; mas ele não viu nem sentiu nada. Trepou e bateu. Não aparecendo ninguém, teve ideia de descer; mas era tarde, a curiosidade fustigava-lhe o sangue, as fontes latejavam-lhe; ele tornou a bater uma, duas, três pancadas. Veio uma mulher; era a cartomante."

Machado de Assis trabalha ainda com o ritmo das palavras, e consegue criar a tensão necessária para prender a atenção do leitor, deixando-o também em dúvida assim como suas personagens. Cada gesto das personagens é notável e captado pelos leitores mais atentos. Pouco a pouco, Machado vai mostrando as cartas ao leitor, envolvendo-o numa névoa misteriosa, de modo que se sinta cada vez mais impulsionado, assim como Camilo, a buscar as respostas da história.


Produzir e apresentar este conto é para todos nós, da Editora Astronauta, uma imensa satisfação. Por isso nos dedicamos em criar uma nova capa e um novo layout ao ebook, para proporcionar aos leitores uma experiência agradável. Pois A Cartomante é uma Obra que não pode nem deve permanecer esquecida, e merece a melhor produção editorial possível, a fim de valorizarmos, cada vez mais, a literatura brasileira e um dos principais escritores do mundo!


Leia e releia este conto, com notas de rodapé que facilitam a leitura.


Assista ao Booktrailer:




Adquira já o seu e comece a ler agora mesmo!



KINDLE AMAZON

TRILHA SONORA

LOJA

CONTATO

Política de Troca

Devolução e Reembolso

Acompanhe as novidades da
Editora Astronauta:
  • Branca Ícone Instagram
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

Formas de Pagamento:

Pagseguro
Cartões de crédito, de débito e boleto.

Endereço:

São Paulo / SP - Brasil

© 2015 - 2020 Editora Astronauta.

Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por Tiago Soriano

Editora Astronauta